Páginas

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Super Heróis famosos que você não sabia que são plágios

Os Super Heróis nunca estiveram tão em evidência como nos dias atuais, e por isso resolvi mostrar a verdadeira face de alguns pra vocês. É lógico que você já está cansado de saber que vários são cópias descaradas de outros, mas isso é normal no mundo dos quadrinhos. O que você provavelmente não sabe é que alguns dos heróis mais lendários dos quadrinhos, na verdade são plágios de outros nem tão conhecidos assim.

Capitão América


O azulão é um ícone de patriotismo e bravura. O cara faz parte dos Vingadores, tem um escudo maneirão, leva as cores da bandeira dos EUA no uniforme e é virgem até hoje. Legal né? Só que a verdade é cruel meus amigos. O Capitão América é na verdade uma cópia descarada de um outro herói que surgiu 14 meses antes dele, o defensor da América conhecido como The Shield, que tinha como símbolo um escudo impenetrável. A diferença básica é que The Shield usava seu escudo acoplado ao uniforme e curiosamente na primeira edição de Capitão América, o azulão usava um escudo idêntico, que foi substituído por aquele redondo quando os criadores do The Shield reclamaram. Até a origem dos dois é igual.






Aquaman

Todo mundo anda falando por aí que o Aquaman e seus poderes aquáticos não servem pra nada, que não sabem o que ele faz na Liga da Justiça e tal, mas não é isso que importa aqui, o que importa é sua origem. Quando Aquaman estreou em 1941, ele era apenas um humano normal que foi cobaia de seu pai cientista que lhe deu a capacidade de sobreviver debaixo d’água. Ele só veio a se tornar um atlante, com poderes telepáticos e rei dos mares em 1959. O que é curioso é que em 1939 surgia The Shark, o primeiro herói aquático da história, que combatia o crime com a ajuda de seu querido pai, o próprio Netuno. Convenhamos que o uniforme do Aquaman é bem mais másculo, pois esse maiozinho azul do The Shark é meio estranho né?






Justiceiro

O Justiceiro é um dos anti-heróis mais badass dos quadrinhos, isso é inegável. Frank Castle fez sua estreia no início dos anos 70, numa revista do Homem Aranha, e fez tanto sucesso que acabou tendo uma série própria. Só que... Podemos dizer que o Justiceiro foi influenciado (para não dizer xerocado) pelo Executioner, criado por Don Pendleton em 1968. O Executioner, ou Mack Bolan,  assim como o Justiceiro, é um veterano de guerra que trava uma batalha de um homem só contra a máfia, com direito a mortes intermináveis. Seria apenas coincidência? Definitivamente não.



Ciclope

Ele é o líder dos X-Men e solta rajadas ópticas fortíssimas em seus inimigos. Tudo seria legal, se não fosse uma cópia do Cometa, herói criado quase um quarto de século antes dos X-Men. Cometa foi criado por Jack Cole, que também criou Plastic Man (o primeiro herói elástico criado, bem antes de um certo borrachudo do Quarteto Fantástico por sinal). Cometa tinha o poder de soltar rajadas ópticas que eram controladas por um visor de vidro comum. Coincidência ou não, Cometa  fez sua primeira aparição na revista Pep Comics No.1, que por uma ironia do destino também contava com a primeira aparição do The Shield. Mas é claro que Jack Kirby, co-criador de X-Men e Capitão América não conhecia esses personagens, mesmo com o fato de já ter trabalhado como freelance na editora responsável por Cometa e The Shield, alguns anos antes da criação de seus personagens. Coincidência absurda não?




Homem Aranha


O Homem Aranha não! Tá certo que hoje em dia tem muitos heróis aracnídeos por aí, mas só o Homem Aranha tem os lançadores de teia, ninguém mais teve essa genialidade de criar lançadores de teia que se acoplam ao pulso. Será mesmo? Uns bons vinte anos antes da criação do cabeça de teia, a Fox Comics lançou a Spider Queen, que era uma mulher comum, esposa de um químico. Depois que seu marido foi assassinado, ela descobriu em seus papéis a fórmula de um “Fluído de Teia”, que ela usou para criar pulseiras que soltavam essa teia para aniquilar seus inimigos. Sabe quem trabalhava na Fox Comics nessa época? Pois é, Jack Kirby, que também é co-criador do Homem Aranha ao lado de Stan Lee e Steve Ditko. Interessante né? Jack Kirby, seu danadinho.



Gostou da matéria? Curta nossa Página no Facebook!

CLIQUE AQUI PARA VER A PARTE 2!


15 comentários:

  1. fonte?
    porque vc não é inteligente o bastante pra elaborar um lista dessas
    roubou de quem?
    toma vergonha na cara plagiador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado pelo comentário... mas sinto lhe informar que os únicos plágios presentes nessa lista são os super heróis... uma ajudinha do google pra descobrir datas e nomes de autores eu confesso que usei... coleciono quadrinhos desde que me entendo por gente meu amigo (ou amiga, já que é anônimo) e já tenho 30 anos na fuça... portanto, antes de acusar alguma coisa, tente pesquisar, assim como eu faço!

      Excluir
    2. Anônimo... Coisa feia, querer causar sem mostrar a cara. Parabéns, Obi Wan, por dar uma resposta à altura!

      Excluir
    3. Infelizmente temos que nos deparar com pessoas assim Kal El! Mas tudo bem, eu não me abalo com tais coisas, isso só me mostra que o post realmente foi bom, não é mesmo? Agradeço sua visita, volte sempre!

      Excluir
  2. Só acho estranho que os autores não tenham processado os plagiadores,eles ganhariam milhões...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema é que no mundo dos quadrinhos é assim mesmo... vc rouba um personagem, muda algumas características e pronto...um personagem novinho em folha... Valeu pelo comentário!

      Excluir
  3. Jack Kirby deveria ter o nome mudado para Jack Kiba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkk.......ótimo cara!!!!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Não acho que o homem aranha seja um plagio pois a Spider Queen não tinha super força, sensor aranha, super habilidade e nem capacidade de grudar na parede o unico plagio é no sensor aranha e não no personagem.

      Excluir
    5. Eu quis dizer no lança teias.

      Excluir
    6. Eu quis dizer no lança teias.

      Excluir
  4. Francamente e sinceramente, não dá para acreditar como e que ainda existam pessoas que se importem, interessem e preocupem tanto assim em postar coisas contra algo e alguém, até mesmo para sair chamando os outros autores e empresas de plagiadores!

    Isso não tem nada a ver: os próprios criadores do Batman, Bob Kane e Bill Finger, por exemplo, já admitiram que haviam se baseado no Zorro como uma homenagem!

    Mas enfim, supondo que toda e qualquer semelhança entre heróis de diferentes autores e empresas seja, necessariamente e obrigatoriamente algum plágio, veja se você mesmo dá um jeito de acrescentar uma criação original minha nessa sua lista aí: o herói híbrido entre militar e máquina o Ciber-Soldado, que é uma homenagem ao Rambo e RoboCop, criados pelo romancista canadense David Morrell e pela dupla de roteiristas, escritores e produtores americanos Edward Neumeier e Michael Miner, respectivamente!

    Não se pode mais fazer gozações, homenagens e sátira ao trabalho dos outros que já se é chamado de plagiador, mas que coisa!

    Se tudo isso que você falou fosse plágio na realidade, certamente que já teriam aparecido bastantes processos judiciais a torto e reto, ou será que eu próprio já comecei a delirar quanto a isso?

    A propósito: se o Batman é plágio do Zorro, considere que o Homem de Ferro, Demolidor, Justiceiro e Cavaleiro da Lua também são, por mais que o próprio Justiceiro também seja plágio do Executioner, está bem assim?

    ResponderExcluir