Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

5 tecnologias de Star Wars que já são realidade

Fãs do mundo todo estão em alvoroço (ou não) com o novo filme de Star Wars que será lançado em 2015 pela Disney. Mas poucos sabem que algumas tecnologias criadas por George Lucas, já são realidade hoje em dia. Não, infelizmente ainda não temos um sabre de luz, mas temos algumas outras coisas realmente interessantes. Dá uma olhada aí.

Speeder bikes


Sabe aquela cena de perseguição nas florestas de Endor no filme “O retorno de Jedi”, onde você descobre que para aniquilar troopers você só precisa de uma speeder bike e algumas árvores estrategicamente plantadas? A boa notícia é as Speeder Bikes vistas nesse filme já são uma realidade, uma cara realidade por sinal. A empresa americana Aerofex está em fase de aperfeiçoamento de um veículo aéreo de baixa altitude que é claramente inspirado nas queridas speeder bikes. A má notícia é que o veículo vai custar entre 50 e 100 mil dólares e vai ser direcionado para agricultura, missões de busca e salvamento e vigilância de fronteiras. Então se você quiser ter um desses aí, é melhor arrumar logo um emprego como agricultor, bombeiro ou policial.





Armas laser


Na época em que Star Wars foi lançado, todos imaginamos que num futuro próximo teríamos armas laser espalhadas por todos os lados. Estamos em 2013 e a única coisa que temos parecido com armas laser é aquele chaveirinho que a gente usa para trollar o gato. Mas o futuro está chegando meus amigos, pois a marinha dos EUA já está testando um navio de guerra com canhões laser. O primeiro navio equipado com a arma será o USS Ponce, que será lançado ao mar no início de 2014. Mas não se empolgue muito, pois o laser é meio diferente do qual estamos acostumados. Não é multicolorido e nem faz aquele barulhinho que a gente costumava fazer com a boca quando fingíamos que éramos o Han Solo com sua pistola. Mas tá valendo, é um laser pô!!!!



Dróides Flutuantes


Lembra daqueles dróides X9 que apareceram no começo de “Star Wars, o Império contra ataca” e caguetaram o esconderijo dos rebeldes? Sim, eles também já estão por aí. O dróide utilizado pela DARPA(Defense Advanced Research Projects Agency), também dos EUA, além de flutuar é autônomo, podendo rastrear e carregar determinados tipos de cargas até seus destinos. É lógico que com os avanços tecnológicos, esse dróide logo estará rastreando seres humanos por aí e talvez até aniquilando alguns com sua garra.



Pequenos Robôs flutuantes


É claro que você se lembra daqueles robozinhos redondos que Luke Skywalker usa para treinar suas habilidades Jedi. Os robozinhos ficavam lá flutuando e soltando lasers (ah, os lasers) em um Luke vendado. Certo dia no Instituto tecnológico de Massachussetes (MIT), o professor chegou para os alunos, exibiu essa cena do filme e pediu para que fizessem igual. E não é que fizeram mesmo? A única diferença é que esses aqui não soltam raios laser (que pena). Esses pequenos robôs, que são controlados por smartphones, são usados para realizar tarefas em gravidade zero, como vigilância e manutenção. Mas que poderiam ter uns raios laser, poderiam!



Próteses Inteligentes



Uma cena clássica também é quando Darth Vader corta sem piedade a mão de seu filho Luke Skywalker. Logo depois podemos ver Luke testando uma prótese inteligente, que era uma réplica exata de sua mão, podendo até sentir dor. A DARPA já testa próteses como essa a algum tempo e os resultados são sensacionais, com próteses cada vez mais inteligentes. Algumas que estão em testes atualmente, permitem ao usuário ter sensações, o que se aproxima muito aquelas usadas por Luke. O negócio agora é esperar a invenção do sabre de luz!


Curta nossa página no Facebook e fique sempre por dentro das melhores curiosidades da internet! É só clicar AQUI!


Nenhum comentário:

Postar um comentário